Bangu - Portal Bangu

Ir para o conteúdo

Bangu


  Localiza-se na Zona Oeste da cidade, sendo um de seus bairros mais populosos, com 244 518 habitantes (segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Censo Demográfico de 2000) distribuídos numa área de 4 570,69 hectares. Localizado no centro geográfico do município, tem, por vizinhança, os bairros de Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Realengo, Padre Miguel e Gericinó8 , e os municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis.

  Tudo começou no ano 1673, quando Manuel de Barcelos Domingues, um dos primeiros povoadores do Rio de Janeiro, construiu uma capela particular em sua Fazenda Bangu, primitivamente Engenho da Serra e daí teve início a vida progressista de Bangu. A Companhia Progresso Industrial do Brasil, adquiriu mais tarde a posse dessas fazendas, onde fundou a fábrica que deu origem a evolução de Bangu.
  Quando a fazenda Bangu foi comprada pela Companhia Progresso Industrial do Brasil, havia na região apenas uma rua, a Estrada Real de Santa Cruz, que foi aberta para permitir a comunicação com as Sesmarias dos Jesuítas  (chamou-se originalmente caminho dos Jesuítas), que se estendiam pelo litoral até as proximidades de Itaguaí
  Hoje, nesta rua, encontramos os   marcos históricos (lápides de concreto) que serviam para demarcar a distância, em léguas, que o Imperador D. Pedro I percorria para encontrar a sua amada, a marquesa de Santos, desde que deixava sua residência, na Quinta da Boa Vista, até chegar a São Paulo. Eles também serviam para parar e descansar depois de horas andando a cavalo.


Importante ícone do bairro é a Fábrica Bangu, que hoje abriga as instalações do novo Bangu Shopping, inaugurado no dia 30 de outubro de 2007.

Voltar para o conteúdo