Padre Miguel - Portal Bangu

Ir para o conteúdo

Padre Miguel


  A região era parte de Realengo quando o monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon (1879-1947) chegou até lá com 19 anos (por volta de 1898), desenvolvendo a partir de então diversos trabalhos sociais, entre os quais a reforma da Igreja Nossa Senhora da Conceição e a criação da primeira Escola Regular da Região, estendendo suas viagens de catequização aos engenhos de N. Sra. da Conceição da Pavuna e do Botafogo, pelo chamado "Caminho do Padre".
  Antes mesmo da formação do que seria atualmente o bairro Padre Miguel, em seu território formou-se a comunidade Vila Vintém, que cresceu muito após a construção da estação ferroviária de Moça Bonita, em 1939. A construção dessa estação passou a dar identidade ao lugar, e fez, com o tempo, passar a surgir a ideia de um novo bairro. Em Moça Bonita foi construído o Estádio Proletário Guilherme da Silveira, do Bangu Atlético Clube, que passou a ser popularmente conhecido, até os dias de hoje, por Moça Bonita, por causa da estação.
  Em 1947, Padre Miguel faleceu, sendo sepultado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. No ano seguinte, foi inaugurada a Estação Guilherme da Silveira, mais próxima ao campo do Bangu. Na década de 1950, a Estação Moça Bonita foi renomeada para Padre Miguel, o que passou a alterar também o nome do bairro.
  Em 1955, e 1957, com as fundações das escolas de samba Padre Miguel e Unidos de Padre Miguel, o novo nome foi consagrado.
  A primeira delimitação oficial dos bairros do Rio de Janeiro só veio a existir com o Decreto Nº 5.280 de 23 de agosto de 1985, que oficializou e delimitou Padre Miguel.
Voltar para o conteúdo